O Euro-Aquilão

24 05 2009

aviagemdepauloaroma

Atos 27

O que o euro-aquilão faz? Lá vamos nós pela vida. Saímos, estabelecemos o nosso roteiro, sabemos o que queremos. Qual é o seu plano? No ano que vem estar na universidade. Dentro de dois/três anos estabelecer minha própria empresa. Casar. No ano que vem no nosso planejamento, alguém dirá, serei pai/mãe. No ano que vem estarei viajando para o exterior. Temos os nossos planos, tudo está feito. Vem o euro-aquilão. A primeira coisa que ele faz, ele arrasta com violência. O texto diz isto no versículo 15. “Sendo o navio arrebatado, e não podendo navegar contra o vento, dando de mão a tudo, nos deixamos ir à-toa”. Vai tudo bem e de repente tudo muda, perde-se o controle da situação. Agora se é um joguete ao sabor das coisas. Uma das piores sensações da vida é perder o controle dos eventos nos quais estamos envolvidos. É muito bom como temos tudo sob controle, tudo está dominado. Mas é terrivelmente desesperançoso e desestruturador quando nós não temos o controle e descobrimos que somos jogados para lá e para cá.

No versículo 15, volto a ele, “cessamos a manobra e nos fomos deixando levar”. Não tem mais jeito, o que vou fazer? Versículo 17, “e, levado este para cima, usaram de todos os meios, cingindo o navio; e, temendo darem à costa na Sirte, amainadas as velas, assim foram à-toa”. Para o marinheiro, ir ao léo é terrível, não só o tufão, não só perder o controle, mas o fato de que se perdeu a direção, se está indo ao léo.

O que o euro-aquilão faz? Primeiro: arrasta com violência. Segundo: imobiliza. Diz o texto: arriaram os aparelhos. Além de se perder o controle outra coisa profundamente desagradável num momento deste de crise é a imobilidade. A pessoa não sabe para onde vai, não vê saída. Onde é que vou? Ele parece estar num beco sem saída ou num labirinto. Em qualquer tentativa ela esbarra numa porta que está fechada, não há nenhuma possibilidade de sair. Não há o que e não há como fazer. Frustração, raiva, medo. É frustrante não ter a capacidade de agir. Já passaram por isto? Estar numa situação de não saber o que fazer sem nenhuma possibilidade de resolver? Não saber para onde ir? O primeiro sentimento é de impotência, o segundo é de raiva, o pior é quando é de desespero. O que a gente faz? Para onde nós vamos?

Arrastado com violência, imobilizado e mais uma terceira coisa que o euro-aquilão faz: tira os referenciais. Versículo 20: “E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos”. Sem sol, sem estrelas, aqueles marinheiros não se orientavam. Uma das piores coisas é esta, a pessoa não tem referencial nenhum, para onde se guiar, para onde ir, e esta foi a situação, acabaram perdendo toda a esperança de salvamento.

Quando estamos em crise acontece muitas vezes de perdermos os referenciais. O mundo de hoje é um mundo em crise, perda de referenciais, perda de valores morais, perda de valores espirituais, zomba-se da virtude, ironiza-se a retidão, se faz a apologia de toda a sorte de mal e as pessoas que procuram levar uma vida correta muitas vezes se sentem frustrados. Me lembro de uma pessoa dizendo que voltou a uma loja para devolver um troco a mais que lhe deram e o caixa ficou olhando para ela porque veio para devolver dinheiro e um outro que estava na fila disse assim: que otário! Ou seja, a pessoa é honesta e é objeto de ridículo. Perda de referenciais, a pessoa não sabe o que faz, fica completamente sem rumo. Quando é batida por crises a pessoa perde muitas vezes toda a noção de valor. Às vezes perde a noção de dignidade pessoal, vai se envolver com drogas, vai se envolver com o ocultismo, vai buscar o significado da vida nessa sexolatria massificante e alienante, vai se envolver com estas seitas exóticas, muitas delas de fundo pseudamente evangélico, absolutamente alienante, que transforma o indivíduo num vegetal, chamado para obedecer um guru, sem questionar a sua voz. Perde por completo de suas faculdades mentais, perda de qualquer referencial, sem rumo nenhum, respeito a dignidade, a vida pessoal, tudo vai embora.

O que o euro-aquilão faz? Arrasta com violência, imobiliza, tira referenciais e em quarto lugar: tira toda a esperança. Voltamos ao versículo 20, “dissipou-se afinal toda a esperança de salvamento”. Agora é para morrer. Perder a esperança. Ernest Bloch, um marxista, disse que o homem necessita de esperança para viver e Erich Froh, um dos psicanalistas mais famosos diz, sem esperança e sem perspectiva o homem se neurotiza e se desestrutura. Quantas pessoas andam hoje sem nenhuma esperança? Elas vão empurrando a vida com a barriga esperando que aconteça alguma coisa, elas não vêem sentido na sua própria existência. Como eu disse, buscam em drogas, experiências místicas, no ocultismo, em todas estas coisas, em suma, o que o euro-aquilão faz? Desorienta, tira a esperança, desestrutura, ameaça e acaba muitas vezes com a própria vida.

Por acaso o vento na sua vida não é mais um vento brando? Por acaso já não vem o vento frio do euro-aquilão, por acaso já não é aquela ameaça sombria que deixa o povo assustado? Então vamos à Segunda fase do nosso assunto, o que Deus faz no euro-aquilão? Primeiro: Deus traz a sua graça. Versículo 23, “porque esta mesma noite um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo”. Não há lua, não há estrelas, há realmente ameaça, risco de vida, eles estão com medo, mas um anjo de Deus aparece. Aqui está o profundo significado da graça, nós não a procuramos, ela nos procura. Este é também o melhor retrato de Deus, ele é um Deus que procura. Um dos nossos maiores poetas, castro Alves, no seu Vozes d’África, assim começou: “Deus, oh Deus! Onde estás que não respondes? Em que astro, em que estrela tu te escondes? Embuçado nos céus”. A idéia do poeta é de um Deus escondido, que não se dá a conhecer, que tem que procurar e de quem tem que suplicar favor. Muitas vezes escuto certas pregações que fico me perguntando: qual é o conceito de Deus que estas pessoas tem? Um Deus inacessível? Distante? Que se esconde, que tortura e que aflige? Na Bíblia encontramos o primeiro casal se afastando de Deus e Deus procurando: onde estás? É o Deus que se chega onde o homem está. No momento em que estamos no euro-aquilão, quando o navio já está afundado, estamos agarrando em destroços e perdemos todo o referencial, e não temos nenhuma esperança de chegar a lugar algum, a graça chega e o maior sentido da graça é que ela é: primeiro, favor imerecido e, segundo, que ela é para carentes. De vez em quando alguém diz: eu não mereço, realmente não merece porque se fosse merecedor não se chamaria graça, ela é exatamente para quem não merece. E aqueles que buscam merecer se privam da graça.

O QUE DEUS FAZ NO MEIO DO EURO-AQUILÃO

O que Deus faz? Ele chega, traz boas novas para Paulo. Tudo é negro, tudo é escuro, tudo é aterrorizante mas ele chega e diz: não é o fim, nenhuma vida vai se perder. Em um momento determinado ele vai intervir. Esta é uma das lições mais profundas que nós aprendemos do Deus da Bíblia, do Deus que se revelou na pessoa de Jesus Cristo. E a Bíblia diz isto: fiel é Deus que não deixará que sejais tentados acima do que podeis suportar. Antes com a tentação dará também a saída para a possais suportar. Ele entra na experiência humana, é o Deus que vem àquele que está no euro-aquilão. Se você está no euro-aquilão anime-se. Não há estrelas, não há lua, não há esperança? Deus chega nesta hora.

Segundo lugar. O que Deus faz no euro-aquilão? Faz cessar o medo. Lemos no versículo 24: “Paulo não temas”. Há 487 mandamentos de Jesus no Novo testamento, tanto em forma direta como em forma indireta, e deste o mais repetido é não temas. Para o cristão é proibido temer. Nós nos preocupamos tanto com a micro-ética, o que fazer e o que não fazer. Como eu disse, é como se Deus fosse um mexeriqueiro olhando pelo buraco da fechadura para nos reprimir e no entanto o seu mandamento mais repetido é este: não temas. Aquele que confia não teme porque sabe que Deus age. Paulo não temas. Ele chega e põe ordem no caos. Muitas vezes o caos na nossa vida é falta da presença de Deus. Talvez haja caos na sua vida pela ausência de Deus porque onde ele não está, onde a graça não se faz presente, o caos se instaura, ele tem um propósito a se cumprir e diz a Paulo no versículo 24: “é preciso que compareças perante César”.

O livro de Atos é fantástico, ele termina abruptamente mas começa em Jerusalém e termina em Roma, na capital do mundo. Ele mostra como aquela seita inexpressiva de onze homens acovardados e um punhado de mulheres, todos com medo, trancados numa sala, saem dali e chegam à capital do mundo, em Roma. Agora este propósito deve se cumprir. O homem que Deus quer que tire o cristianismo deste sentido de uma seita judaica e torne o que ele é hoje, universal, para o mundo inteiro, é Paulo. É um propósito de Deus para Paulo, ele tem que chegar e vai chegar a Roma. Deus tem um propósito para a nossa vida e este propósito cumpre-se no tempo certo e no momento certo.

Deus também tem um propósito para a sua vida, você precisa descobrir esse propósito, precisa conhecer a Deus para saber o que ele espera de você, o propósito que ele tem para você. Saber que a sua vida não é em vão e que não é sem sentido, que há nexo, este nexo vem de Deus, e deixar que ele mostre.

Então ele vem, ele socorre, ele faz cessar o medo. O que mais Deus faz? Em terceiro lugar: ele leva à terra em segurança. Lemos agora no versículo 44, “quanto aos demais, que se salvassem, uns em tábuas e outros destroços do navio, e foi assim que todos se salvaram em terra”. Chegaram a um porto seguro, chegaram à ilha de Malta, não é aonde queriam chegar, mas Deus os levou até lá sãos e salvos, nenhuma vida se perdeu, Deus cumpriu a sua palavra. Em meio às tempestades há sempre um porto seguro. É outra lição a ver aqui. Ele conduz ao porto seguro. Não é a experiência do timoneiro nem a qualidade da embarcação, porque ela se perdeu, por vezes confiamos no nosso navio, nosso dinheiro, nosso recurso social, nossa projeção, o espaço que temos na sociedade, a rede de amigos que tem influência em vários lugares, mas não é a embarcação onde estamos, confiamos nele, ele nos leva até lá.

Em quarto lugar: a última coisa que Deus faz: exalta a pessoa. Entramos pelo capítulo 28, versículo 7: “perto daquele lugar havia um sítio pertencente ao homem principal da ilha, chamado Públio o qual nos recebeu e hospedou benignamente por três dias”. Depois, na seqüência da história, eles ficaram tão impressionados que chegaram a pensar que Paulo fosse um Deus porque fora mordido por uma serpente e eles disseram: esse camarada é terrível, a mão de Deus está sobre ele, acaba de escapar de um naufrágio e é picado por uma serpente, ele sacode a mão a serpente cai no fogo e ele continua a viver. Agora pensam que Paulo é um deus. De náufrago à exaltação, de náufraga à casa do homem principal da ilha e é tratado com todo respeito, o versículo 10 diz que toda a população veio e tratou Paulo com muitas honrarias, havia um propósito e Paulo não deveria desesperar.

Talvez você esteja no euro-aquilão, agarrado a alguma bóia, aquele vento brando cessou, chegaram dois tufões e pegaram você, no meio do caminho você afundou. Agora não tem lua nem estrelas, não sabe para onde vai nem o que fazer e pode ser que já esteja perdendo as esperanças e quando está perdendo as esperanças Deus chega e diz: não temas, e conduz ao porto seguro.

Vamos ao ponto final. Aí aprendemos o seguinte, o euro-aquilão destrói o navio, mas não destrói a vida, ele pode nos tirar algumas coisas mas não a vida, coisas se repõem, a vida é a única coisa que não de repõe e Deus preserva. Esta é a lição mais fantástica. O euro-aquilão nos lança ao mar mas isto não impede Deus de nos socorrer. Os problemas podem ser grandes, podem ser pesados mas como disse o corinho que cantamos: Deus é maior, o socorro de Deus. Ele pode soprar com toda a força, mas a Bíblia diz que o anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem e o livra. Mesmo num momento de crise e escuridão, em que parece que vamos afundar, o Senhor está perto. Mesmo que sopre o euro-aquilão Deus está presente. Nunca se está só, nunca se está abandonado. Deus está próximo.

Agora exatamente a questão final: se na sua vida não há mais vento brando e agora é um tufão, se está vendo que o navio vai afundar, e se você já se sente assim, quero lhe apresentar esta palavra de Deus: não temas. Quero chamá-lo a ter confiança absoluta no poder de Deus, na graça de Deus e na pessoa de Jesus Cristo, quero chamá-lo para confiar no fato de que ele pode tirar você de onde está e colocá-lo no porto seguro. Que ele pode te tirar de toda a angústia que está vivendo e exaltá-lo e honrá-lo. Posso lhe dizer que ele tem um plano para a sua vida e se você for sensível a ele e ouvir a sua voz, este plano há de se cumprir. Que venham os ventos fortes, eles nunca impedirão a graça de Deus de lhe socorrer, e se você está afundando, não temas, Deus tem graça e poder para a sua vida.


Ações

Information

22 responses

31 10 2009
PAULO EDUARDO

Parabéns pelo exelente arquivo publicado, apreciei muito o conteudo.

Que o DEUS do céu continue te abençoando muito.

GADONI ADONAI

22 11 2009
Bençao

Parabéns pela explanação. Ficou bem claro o poder de Deus sobre nossas vidas e quanto as tempestades são importantes para que Deus aja, são nelas que, muitas vezes, nos reconciliamos com Deus e Ele nos abençoa com seu amor infinito.

14 12 2009
altamir

amados Deus vos abençoe, fui muito bem esclarecido no que queria saber sobre
o euro-aquilão
Deus abençoe esta obra. paz do senhor

17 08 2010
orlando

Gostei muito do comentário, Deus te usou maravilhosamente, ustamente na hora que está passando um vento em minha saúde.Que Jesus continue te abençoando

10 11 2010
henry de souza

muito enteresante ,aprendi muito que Deus continue te abeçoando!

12 11 2010
Jose

Peço que vocês orem por Cristiane, pois este terrível “euro-quilão” pode tirar a vida dela em 02 ou três meses.

12 11 2010
Jose

Muito boa sua reflexão sobre euro-aquilão, creio que esta foi uma das experiências do apóstolo Paulo.

12 11 2010
Jose

Hoje pregamos que ninguém está seguro, que segurança é apenas um estado de espírito para aqueles que estão em Cristo Jesus. A Referência Bíblica foi a mesma. Fiquei também feliz com os 487 não temas… muito importante a ênfase que Deus dá.

2 01 2011
Os números de 2010 « Palavra Viva

[…] O Euro-Aquilão maio, 2009 8 comentários 4 […]

8 09 2011
Wellington Fênix

Muito bom trabalho!!!! Parabéns, Deus seja a fonte do seu conhecimento!!!

18 12 2011
jacqueline

Louvo ao Senhor por ser um Deus tão presente na vida de seus filhos, que não nos desampara, antes está à procura dos necessitados de sua GRAÇA e os alcança e quando esses, que fracos já não conseguem nem mesmo orar em meio ao TUFÃO,Ele mesmo, o Senhor jesus, intercede com gemidos inexprimíveis, pois conhece nosso coração de dependência Dele! Estava eu do meio ao TUFÃO, e indo me deitar, abri a Bíblia pra ler e fui exatamente em Atos 27, e uma irmã havia compartilhado comigo sobre essa expressão EUROAQUILÃO mas não sabia dessa mensagem. Tive curiosidade de saber sobre o significado e fui ao google p pesquisar, encontrei então esse falar que trouxe-me luz e paz, na verdade vi que o TUFÃO estava dentro de minha alma inquieta, por me esquecer do mandamento NÃO TEMAS porque nenhuma vida vai se perder! Aleluia por ter sido encontrada por Deus nessa madrugada! Obrigado Senhor pela sua sã palavra espalhada por toda terra, com vx o propósito de alcançar os aflitos e necessitados Dela. Te amo Senhor Jesus! Amém amados irmãos! Somos um no Senhor! Jesus é nosso Senhor!

1 03 2012
Beatris

Q linda interpretação…. amei e cada publicação q estou lendo do blog estou me sentindo mais fortalecida… Deus o abençõe
A paz do Sr Jesus

1 03 2012
fsalaverry

Amém, Beatris,
Que Deus abençoe sua vida cada vez mais.

12 05 2012
Sandra Castro

Que benção ler este texto!
É tremendo saber que o mesmo Deus que operou ontem é o mesmo Deus que opera e quer operar em nossas vidas hoje. Para mim o que mais marcou foi esta frase: Deus nos leva a um Porto Seguro!!
Que bom que servir a este Deus Poderoso.

1 09 2013
Mateus

Olha sinceramente, arrebentou muito forte isso, está de parabéns pela sabedoria.

21 04 2014
edivan

meu deus ! continue abençoando este ministério poderosamente que o senhor levante ele como um refencial aqui na terra não deixando fala nada
ecesiastes 9: (8)

17 02 2019
Mario vilela

Linda msg

22 02 2019
Mario

Q bela msg vá em frente meu querido

28 04 2019
Tarcísio Augusto

Muito profundo este estudo.
É bom saber que temos um Deus poderoso e fiel, para com aqueles que tem depositado nele a sua fé.

24 05 2019
Mirian

Linda mensagem, muito obrigada e q Deus o retribua em nome de Jesus

3 06 2019
mario vilela

exelente texto uinto enrriquecedor q. o td poderoso abençoe o seu servo sempre.

2 11 2021
HUGO LEAL FILHO

Meu Deus… Que maravilha de ensino… Meu Deus…

Deixe um comentário